quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Leitura, texto e sentido

Concepção de leitura

Frequentemente ouvimos falar sobre a importância da leitura em nossa vida. Mas o que é ler? Para quê ler? Como ler?
A leitura é entendida como atividade de captação das idéias do autor, o foco de atenção é o autor e suas intenções, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.

Foco no texto

A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, uma vez que “tudo está dito no dito”. Na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor. Nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estrutura do texto.

Foco na interação autor – texto –leitor

Nesta concepção, os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que - dialogicamente – se constroem e são construídos no texto. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito. A leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc.

Estratégia de leitura

Essa concepção de leitura põe em foco o leitor e seus conhecimentos, começando com as antecipações e hipóteses que poderão ser confirmadas ou rejeitadas no decorrer da leitura. Quando a leitura apresenta uma personagem no título, julga-se que seja a principal, a caracterização e as adjetivações referentes à personagem, pode servir como estímulo à formulação de novas antecipações do leitor ativo. O texto também pode despertar sentimentos e emoções.

Objetivos de leitura

De modo geral, há leitura que nos mantém informados (jornais, revistas), outros para realizar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, livros), leitura por prazer (poemas, contos, romance), para consulta ( dicionários, catálogos), também aquela leitura “obrigatória” ( manuais, bulas), entre as que nos são apresentadas (outdoors, cartazes).

Leitura e produção de sentido

Nessa concepção de leitura, é preciso levar em conta os conhecimentos e interação do leitor, com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade.

Leitura e ativação de conhecimento

Neste contexto, ativamos valores da época e da comunidade em que vivemos. A leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimento da língua, e das coisas do mundo.

Pluralidade de leituras e sentidos

Considera as diferenças de um leitor para outro e seus conhecimentos. O sentido do texto não está apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor.
A pluralidade de leituras e de sentidos pode ser maior ou menor dependendo do texto, do modo como foi constituído, do que foi explicitamente revelado e do que foi implicitamente sugerido.

2 comentários:

  1. Você fez uma boa síntese do texto.
    Ivan

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  2. tem como explicar maais abertamente o que é leitura e ativaçao de conhecimento..?
    citando exemplos

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