quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gêneros textuais - Carta Pessoal

Carta:                                                                                   




                                            Rio de Janeiro,12 de outubro de 2010.

                        Querida Aninha,

              Hoje é nosso dia!! Estou muito feliz porque meus pais me levaram ao circo. Foi muito bom e divertido! Tinha o Palhaço Bimbinha que toda hora atrapalhava o mágico.
              Fiquei com o coração na mão quando o trapezista pulou de uma corda para o trapézio e depois caiu na rede. Foi emocionante!
              Gostei muito do passeio! Espero que hoje tenha sido muito especial pra você também.
              Estou com muita saudade. Espero te encontrar o mais rápido para colocarmos a "fofoca" em dia.

              Um forte abraço cheio de beijos...

                                                               Ritinha.


                                   Sequencia Tipológica



Rio de Janeiro,12 de outubro de 2010. ( Descritiva)

Querida Aninha, (Injuntiva)

Hoje é nosso dia!! Estou muito feliz porque meus pais me levaram ao circo. Foi muito bom e divertido (Descritiva)


Tinha o Palhaço Bimbinha que toda hora atrapalhava o mágico.Fiquei com o coração na mão quando o trapezista pulou de uma corda para o trapézio e depois caiu na rede.         ( Narrativa)


Foi emocionante!Gostei muito do passeio!  (Expositiva)

Espero que hoje tenha sido muito especial pra você também. (Injuntiva)


Estou com muita saudade. Espero te encontrar o mais rápido para colocarmos a "fofoca" em dia. ( Argumentativa)

GêNero Textual Carta -

  1. GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR
  2. Carta é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope , que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios .
  3. Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
  4. Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
  5. GÊNERO EPISTOLAR
    • Epístola (do grego antigo ἐπιστολή, “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e assinada”) é um texto escrito em forma de carta , para ser correspondido a uma ou várias pessoas, mas se distinguindo desta por expressar opiniões, manifestos, e discussões para além de questões ou interesses meramente pessoais ou utilitários, sem porém deixar o estilo coloquial, que combina paixões subjetivas e apelos intersubjetivos com o debate de temas abrangentes e abstratos. As epístolas reunidas de um autor podem vir a ser publicadas devido a seu interesse histórico, literário, institucional ou documental.
  6. CARACTERÍSTICAS DE UMA CARTA
    • Esse é um tipo de texto que se caracteriza por envolver um remetente e um destinatário . É normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor.
    • É necessário que se utilize uma linguagem adequada com o tipo de destinatário e que durante a carta não se perca a visão daquele para quem o texto está sendo escrito.
  7. Dependendo do leitor há até mesmo tratamentos específicos, no caso de autoridades como o papa (Vossa Santidade), o juiz (Meritíssimo), o presidente (Vossa Excelência), entre outros. Há algumas características que marcam esse tipo de texto:
  8. São elas:
    • Local e Data
    • Destinatário
    • Saudação
    • Interlocução com o destinatário
    • Despedida
    • OBS: Esses itens estão na ordem em que devem aparecer.




A escrita suméria, grafada em cuneiforme, é a mais antiga língua humana escrita conhecida. A sua invenção deve-se às necessidades de administração (cobrança de impostos, medidas de cereal e etc.)
escrita cuneiforme
Placa de Barro com escrita
cuneiforme dos sumérios
                 escrita hieroglífica
                             Escrita hieroglífica                                   em pergaminho
                    (Egito Antigo)


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gêneros textuais

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza literários ou não. Assim, anúncios, convites, crônicas, editoriais, bulas,cartas, etc, são considerados exemplos de gêneros textuais.
Os Gêneros textuais fazem parte a todo momento de nossas vidas, porque a todo momento nos comunicamos uns com os outros e com o mundo. O que é falado, como é falado e a forma que se dá a um determinado texto, são características que estão diretamente ligadas ao gênero.
Na nossa vida social ocorrem inúmeros momentos de comunicação, portanto, esses momentos nos proporcionam a utilização dos gêneros textuais,como por exemplo: quando lemos uma notícia no jornal, ou a bula de um remédio, um cardápio, um e-mail, etc.
Identificar o gênero textual é um dos primeiros passos para haver uma boa leitura de texto. Os gêneros textuais são inúmeros, e depende da função de cada texto e das diferentes situações de comunicação.
O mesmo não acontece com os tipos textuais, que são poucos: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.
Os generos textuais são quase que infinitos, sem muita delimitação, já os tipos textuais são limitados nas especificações citadas a cima.